domingo, 15 de julho de 2012

Carne X Espírito

Eu não sei por onde começar este post... Já que eu nem planejei o que aconteceria nele. E não tenho ideias em mente, não sei porque, mas na semana em que se passou eu não consegui pensar em nada.
Muitas coisas aconteceram, de grande significância... Principalmente ontem.
E é incrível como Deus sempre está disposto a dar uma outra chance para você. Sabe, esta semana eu percebi isto. Mesmo que você se sinta a pior pessoa do mundo, Ele não desiste de você.
Quando o errado se torna parte do seu caminho, a gente acaba perdendo o foco. Perdendo a direção do que deveríamos seguir, o que deveríamos fazer. E aí o certo acaba se tornando errado, e vice-versa.
E quanto mais você tenta encobrir o erro por medo de assumir, pedir perdão e depois cometê-lo de novo, mais isso se alastra, e vira tipo uma avalanche.

Pausa aqui. Eu tô falando isso tudo, porque eu sou um ser humano como você, e erro como você. Não quero ser hipócrita e mostrar algo que eu não sou, até porque isso vai contra o que eu tenho como princípio. E não tenho problema nenhum de expor isso, porque eu sei que todos, em alguns momentos, passam pelas mesmas situações. Então a intenção aqui é compartilhar e ajudar, da melhor forma possível, ok?

Continuando. Quando vira uma avalanche, a gente não consegue controlar. E mesmo que o seu coração não queira fazer a coisa errada novamente, você vai lá e faz. Por que? Tá aí uma coisa que eu também não sei. Se fazer o errado só traz coisas ruins e nos deixa longe de Deus, e a gente ainda vai lá e faz mesmo sabendo que não será bom, a gente só pode ser um bando de tapado o suficiente pra não escolher fazer o certo.
Mas Paulo também se sentia assim, e ele escreveu:
''Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo.Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;
Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.''
Romanos 7:18-23
Só que o que eu vim fazer aqui, (ou melhor, a direção que este post tomou, porque eu não tinha intenção nenhuma de escrever sobre isso), não é passar a mão na minha própria cabeça e na cabeça de todo mundo e falar: ''relaxa, não podemos fazer nada porque é o que acontece com todo mundo, até com Paulo, que é um dos maiores homens da Bíblia''. Talvez o que a minha mente cômoda queira dizer realmente seja, mas o meu Espírito diz: lute contra isso, e inspire outras pessoas a lutar também!
E sabe o que Paulo diz logo em seguinte, no capítulo 8?
A vida dominada pelo Espírito Santo
Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. 
Romanos 8:1-7
Plimmmm! (é uma lanterninha acendendo :P)
Tá  aí a solução! Vamos viver pelo Espírito!!
Mas aí você pode perguntar: mas o Espírito já não vem habitar em nós quando aceitamos viver para Cristo?
Sim. Ele habita em você a partir deste momento. Mas aí você precisa alimentá-lo, e fazer prevalecê-lo contra a carne, porque o que estiver mais forte, vence.
O que acontece neste caso aqui que estamos discutindo, é que a carne tá mais alimentada que o Espírito, e não que o Espírito não habite em nós.
Quando somos mais alimentados pelo Espírito, somos levados, por amor a Deus e não por obrigação, a obedecê-lo e a fazer o certo.
Talvez você não conheça tão bem o Espírito Santo, mas procure saber mais sobre ele. Quando Jesus ia ser crucificado e os discípulos ficaram com medo porque não saberiam qual direção seguir já que não teriam mais a companhia de Jesus na terra, Jesus disse que o Espírito Santo estaria com a gente para continuar as obras de Jesus aqui na terra. E ele é real, tão certo como o ar que você respira.
A inclinação ao Espírito é vida e paz, mas a inclinação da carne é inimizade contra Deus.
Eu escolho o Espírito, e você?

2 comentários:

  1. Ola vim retribuir a visitinha, e ja estou seguindo. Adorei seu blog

    ResponderExcluir
  2. Promoção no My Life: “A little bit of My Life”, é só deixar o seu nome, nome do blog e url do blog aqui http://mylife-rapha.blogspot.com.br/2012/07/a-little-bit-of-my-life.html , que um texto seu será divulgado lá, com autoria claro. Os detalhes estão no link acima.

    Beijos e otima semana :)

    ResponderExcluir